sexta-feira, agosto 22, 2008

Publicidade Institucional

Não é objectivo deste blog a divulgação (ou qualquer outra vertente de Marketing) a produtos ou iniciativas. No entanto à causas que têm que ser defendidas e eu considero que esta é uma delas. E nem é preciso fazer nada de especial...
Eu passo a explicar. Esta é uma campanha lançada pelo grupo Amorim (exactamente... aquele que tem, entre outras coisas, a exploração e transformação de grande parte da cortiça produzida no mundo). Esta campanha foi lançada na Austrália para sensibilizar a população para as qualidades do seu produto - as rolhas de cortiça. Mas o objectivo é, não só promover o consumo de vinhos que sejam engarrafados com rolhas de cortiça, como também dar a conhecer todos os benefícios deste tipo de cultura.
Senão vejamos. Segundo o grupo Amorim a existência de montado permite a manutenção de um dos mais ricos ecossistemas estando aí localizadas 42 espécies de aves e 135 espécies de plantas, para não falar de outros animais como o lince ibérico, a cegonha, o veado e o mangusto. Os sobreiros, através da regeneração da cortiça são ainda responsáveis pela absorção de 10 milhões de toneladas de CO2 por ano (o que até dá um certo jeito naquela coisa... como é que se chama mesmo... ahhh isso, o tal de “efeito de estufa”).
Como se isso não bastasse, cerca de 100.000 pessoas dependem desta indústria nos países mediterrânicos onde o sobreiro é cultivado. Estamos a falar de uma produção mundial que atinge as 340.000 toneladas, estando dispersa por 2.200.000 hectares em 7 países: Portugal (55%), Espanha (26%), Algéria, Itália, Marrocos, Tunísia, França (estes últimos com os restantes 19% da produção).
A campanha tem o nome de "Save Miguel" sendo Miguel o nome de um sobreiro (também conhecido por “chaparro”) que está algures no Alentejo. Teve a participação do actor Rob Schneider e toda a informação está disponível no site da campanha e nos sites da Amorim:
www.savemiguel.com
www.amorimcork.com
www.corkfacts.com
Para ajudar não é preciso fazer nada de especial (basta continuar a consumir vinhos que utilizem rolhas de cortiça para manter esta indústria) e sempre se sensibiliza a população para a problemática da substituição de sobreiros por empreendimentos turísticos pelos grupos económicos nacionais e não só...
Disclaimer: Toda a informação foi retirada dos sites acima mencionados. A sua veracidade é da exclusiva responsabilidade dos intervenientes.

Sem comentários: